logo vectormune

Controle a Transmissão

Um produto comprovado como sendo o melhor do mercado na redução da transmissão da doença de Newcastle

virus vectormune

O que é Vectormune®ND?

Vectormune® ND é uma vacina de vetor HVT recombinante, que utiliza o vírus do herpes dos perus (HVT) como vetor, inserindo o gene de fusão (F) do vírus da doença de Newcastle (VDN) no genoma HVT.

Vírus HVT

HVT cepa FC 126

Vírus NDV

NDV D26

Promotor de PEC

Genoma do HVT

Gene da Proteína F

Como funciona

A área patenteada de inserção e o promotor selecionado para garantir a expressão do gene F, são os elementos-chave na fabricação desta vacina.

A cepa HVT, usada para transportar e expressar o gene “F”, é conhecida há décadas como um vírus muito seguro e estável, usado mundialmente para vacinar frangos contra a doença de Marek. A cepa específica de VDN e o nível de passagem selecionados para a criação do Vectormune® ND garantem replicação ativa em frangos e forte expressão do gene F, o que explica por que a proteção contra DNC acontece tão rapidamente.

A proteína “F” (para “fusão”) é o epítopo (determinante antigênico) presente na superfície do VDN, permitindo-lhe fixar-se e penetrar nas células alvo. É, ao mesmo tempo, um fator-chave de virulência do vírus assim como um antígeno protetor primordial. Precisamos entender que se a imunidade for construída contra a proteína “F”, então o VDN teria muito mais dificuldade em infectar as células e causar danos. Isto explica a alta eficácia do Vectormune® ND.

Por que Vectormune® ND?

A indústria avícola está mudando extremamente rápido e os seus desafios aumentaram consideravelmente ao longo dos anos. Para os produtores, a eficiência, mais do que um diferencial, tornou-se uma estratégia de sobrevivência.

Hoje é preciso produzir mais com menos, num contexto desafiador. Além disso, a alta pressão relacionada à doenças, a densidade populacional elevada em explorações localizadas em zonas muito densamente povoadas, os profissionais pouco qualificados, a pressão para reduzir o uso de antibióticos, entre outros, são desafios diários enfrentados por todos os envolvidos nesta indústria.

Vectormune® ND é a melhor solução para superar as seguintes preocupações onde outras vacinas contra DNC não são suficientes:

  1. Interferência com anticorpos de origem materna (MDA – Maternally Derived Antibodies)
  2. Desafios na administração de vacinas
  3. Efeitos colaterais
  4. Circulação do vírus

Clique aqui para ler mais

Desempenho do Vectormune® ND

Início da imunidade

Uma reação dos anticorpos ao Vectormune® ND (do tipo IgG, IgM e IgA) pode ser detectada em galinhas SPF entre 9-12 dias após a vacinação (Rauw et al., 2012).

A reação imune ao Vectormune® ND é composta por anticorpos circulantes, bem como uma reação imune local. Não é apenas humoral, mas também celular (Rauw et al., 2010). A reação dos anticorpos ao Vectormune® ND pode ser detectada usando o teste de inibição da hemaglutinação (HI) ou testes DNC “F” ELISA.

Após a vacinação, no primeiro dia e na presença de imunidade passiva, a reação dos anticorpos pode ser claramente diferenciada dos controles por volta dos 21-28 dias de idade. Por outro lado, essa detecção não é possível com kits comerciais DNC ELISA (por exemplo: Idexx, Biochek). Se nenhuma vacina viva (atenuada) for usada, este pode ser um método sorológico simples para diferenciar animais vacinados apenas de animais vacinados e infectados ou simplesmente infectados (comumente conhecido como “estratégia DIVA”).

Duração da imunidade

A duração da imunidade é provavelmente a característica mais impressionante desta vacina.

Após uma única injeção de Vectormune® ND no dia da eclosão, as poedeiras ficam totalmente protegidas contra sinais clínicos, mortalidade e queda na produção de ovos até, pelo menos, 72 semanas de idade (Palya et al., 2012c). Não há comparação com qualquer programa convencional de vacinação contra a DNC existente, onde seria necessário um mínimo de 2 a 4 vacinações com vírus mortos e 5 a 8 vacinações com vírus vivos para alcançar um nível de protecção aceitável (mas não comparável).

Redução de Perdas

Um produto comprovado como sendo o melhor do mercado na a redução da transmissão da doença de Newcastle

Vectormune® ND é uma ferramenta poderosa para quebrar a transmissão descontrolada de VDN entre galinhas em um galpão, entre galpões em uma granja e, finalmente, entre granjas em uma área avícola altamente e densamente povoada. Consequentemente, o Vectormune® ND ajuda a prevenir e controlar surtos da doença de Newcastle na indústria avícola e protege o desempenho. Esta é mais uma prova de como a Ceva Animal Health ajuda os seus clientes a alcançar suas metas em todo o mundo.

Estratégia de Vacinação

Como a proteção com Vectormune® ND requer a replicação do vetor HVT e isso geralmente leva alguns dias, as primeiras 3 semanas de vida são gradualmente cobertas pelo Vectormune® ND.

Por esta razão, em países endêmicos para a DNC, a estratégia de vacinação com Vectormune® ND exige a garantia de proteção precoce através da aplicação de uma vacina viva atenuada contra DNC por pulverização no primeiro dia no incubatório. Para evitar danos à traqueia, que são prejudiciais ao crescimento e à integridade do trato respiratório, é fortemente recomendado o uso de uma vacina baseada em uma cepa enterotrópica apatogênica de VDN, como a cepa Phy.LMV.42 de VDN presente na Cevac® Vitapest L (apenas ND) ou Cevac® Vitabron L (combinação de DNC + BI ).

tableaux-image-VectorluneND

Em países onde a DNC é apenas um risco epizoótico, é aconselhável remover do programa qualquer vacina viva contra a DNC. A combinação de uma imunidade passiva DNC confiável juntamente com a imunidade ativa induzida por Vectormune® ND, garantirá um nível de proteção muito significativo. Ao eliminar a utilização de qualquer vacina viva contra a DNC em lotes de galinhas, esta abordagem inovadora ajuda a melhorar a saúde respiratória geral, o que poderia, por sua vez, resultar em menos medicação antibiótica e em taxas mais baixas de aerossaculite na unidade de processamento.

Após vários anos de investigação com Vectormune® ND, acreditamos que esta vacina é mais uma REVOLUÇÃO do que uma simples EVOLUÇÃO.

Vectormune® ND tem mudado a abordagem da prevenção da doença de Newcastle no campo e está sendo considerada como uma ferramenta forte para o controle a longo prazo desta grave doença avícola.

Clique aqui para saber mais

Espectro de Proteção

Vectormune® ND possui alta eficácia e amplo espectro de proteção.

Foi demonstrada perfeita proteção contra desafios conduzidos com altas doses de várias cepas de VDN, pertencentes a diversos genótipos, incluindo genótipo II (cepa Texas GB, cepa B1B1), genótipo IV (cepa Herts 33), genótipo V (cepa Mexican Chimalhuacan) e genótipo VII (vários isolados).

Vectormune ND graph-u2

Administração do Vectormune® ND

O objetivo principal da Ceva é garantir a imunização adequada das aves. Para isso, oferecemos as melhores vacinas e serviços especializados para apoiar nossos parceiros.

Desde 2009, o C.H.I.C.K. Program® (Ceva Hatchery Immunisation Control Keys) tem sido implementado em milhares de incubatórios ao redor do mundo por nossas equipes técnicas especializadas. Este programa assegura que as vacinas sejam devidamente armazenadas, preparadas e administradas às aves.

Os serviços veterinários são nosso pilar mais sólido para monitorar a imunização e entender a dinâmica em campo.

Desde 2010, oferecemos uma solução de atendimento completo com o serviço Linilog® (Logística de Nitrogênio Líquido), que ajuda a preservar a integridade das vacinas e a garantir a segurança das pessoas envolvidas.

Incubatório

C.H.I.C.K Program

Granjas

Global Protection Services - GPS

Processos

Veterinary Serviços Veterinários

Combinando a máxima proteção e redução de perdas sem efeitos colaterais, a Vectormune® ND, junto aos excelentes serviços da Ceva, oferece uma solução completa para o controle da Doença de Newcastle. Essa combinação proporciona maior lucratividade e tranquilidade para a indústria avícola.

Ao longo dos anos, os nossos clientes obtiveram resultados muito positivos com a Vectormune® ND, confirmando a superioridade das vacinas de vetores virais da Ceva. Esses resultados podem ser descritos e organizados, dependendo da fase de produção onde as melhorias foram observadas

Melhorias no controle de vacinação e imunização

Melhorias no desempenho zootécnico

Melhorias no processamento

Você tem dúvidas?

Entre em contato

Doença de Newcastle

A doença de Newcastle é causada por um vírus pertencente à família Paramyxoviridae; é um paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1).

Afeta aves selvagens e aves domésticas e geralmente se apresenta como uma doença respiratória. Depressão, manifestações nervosas ou diarréia, também podem ser os sinais clínicos predominantes e a mortalidade.

É uma doença oficialmente regulamentada e, na sua forma velogênica, deve ser oficialmente comunicada à Organização Mundial de Saúde Animal (Código Sanitário para Animais Terrestres da OMSA).

Ver mais
White Feather broiler